twitterfacebookissuuInstagram
 

Projeto Mulheres de Mafra

O que é?

O resíduo têxtil é um grande problema para as empresas. O destino correto está longe de ser o descarte, principalmente porque o material pode ser aproveitado. No ano de 2010, o Instituto Orbitato percebeu a oportunidade de utilizar a rama da malha, a sobra da produção, para transformar em produtos por meio de processos manuais.

A produção e comercialização das peças decorativas e utilitárias em crochê, tricô e tear a partir da rama, transformou as mulheres agricultoras de fumo em artesãs empreendedoras, em uma comunidade do município do Norte catarinense, uma região centrada na plantação de fumo, como atividade sazonal. Nasceu então o “Projeto Mulheres de Mafra”, um modelo de solução upcycling, com o objetivo de repensar os resíduos da indústria têxtil, reconhecendo-os como recurso para aquelas agricultoras gerarem renda e conquistarem autonomia.

Confira um vídeo do encontro Diálogos Criativos, feito em 2013 no Instituto Orbitato com a participação das Mulheres de Mafra:

“Nossa missão é muito mais do que apenas ensinar àquelas mulheres as técnicas manuais. Queremos formar profissionais preparadas para o mercado com uma visão sustentável, valorizando a si mesmo e ao produto, reaproveitando a rama da malha. O que desejamos é que as mulheres agricultoras possam optar por se desenvolver em um novo trabalho”, diz a diretora do Instituto Orbitato, Celaine Refosco.

Atualmente o projeto conta com a participação de 10 mulheres, com idade entre 25 e 40 anos, que buscam uma renda extra com o artesanato. A empresa Brandilí, da cidade de Apíuna, doa mensalmente 200 quilos da matéria prima. As peças produzidas estão à venda no site da empresa Meu Móvel de Madeira - www.meumoveldemadeira.com.br, que desenvolveu uma linha especial para a marca e direto com as artesãs.

“A complexidade, característica marcante dos dias que vivemos, pede estratégias também complexas. Simples só deve ser o desejo do coração, de comungar com a vida que carregamos. Muitos vínculos são necessários para que as ações ofereçam soluções. O Mulheres de Mafra é, além de horizonte para agricultoras da nociva cultura do fumo, um experimento concreto em relação ao enorme problema que vive a indústria têxtil com a geração de resíduos”, diz a Celaine.

 Saiba mais

Quais os benefícios que o projeto leva para as artesãs?

Para transformar o projeto em realidade, o Orbitato realizou workshops e encontros para orientação e capacitação, tornando as mulheres autossuficientes em seu novo negócio. Inicialmente, a confecção de objetos traz um retorno financeiro que complementa a renda, mas o objetivo é que cada mulher do grupo tenha a possibilidade de escolher trabalhar somente com o artesanato. Além de despertar uma nova visão no processo de produção, que é um dos diferenciais do Instituto Orbitato, os encontros estimulam a criatividade e novas oportunidades de desenvolver o negócio.

Como minha empresa pode apoiar o projeto Mulheres de Mafra?

Entre em contato pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com Flora.

 

 

  

      Rua XV de Novembro, 426, Pomerode, SC, Brasil | t: 47 3395 0447 |  47 99777-3736| 47 99777-3738   contato@orbitato.com.br

 

Newsletter