Doenças de pele: lista completa

Algumas doenças de pele podem trazer sérias complicações se não houver um tratamento adequado.

Além do óbito, algumas doenças de pele podem causar cicatrizes até mesmo perpétuas, por este motivo, devemos à todo custo cuidar bem da nossa pele, para evitar assim o surgimento de doenças ou complicações mais sérias.

Hoje neste artigo estarei mostrando quais são as doenças de pele mais comuns e pejorativas para a nossa saúde. Além das doenças mais danosas, existem também as complicações mais simplórias, mas que podem desencadear cicatrizes marcantes.

Portanto, confira logo mais quais são as doenças de pele que ocorrem com maior frequência:

Câncer de pele: O Câncer de pele é uma das mais temidas doenças de pele, ela pode ocorrer por diversos motivos, como exemplo temos a exposição prolongado ao sol. Os sintomas desta doença de pele são bem notórios.

Por exemplo, pode surgir na pele, manchas pretas enrugadas, especificamente em formato de pintas aparentemente comuns.  Além disso, pode surgir na pele uma superfície em formato de crosta, que pode inclusive causar um certo pus.

A pele tende a ficar com algumas manchas avermelhadas, e além disso, o local pode ficar extremamente sensível. Com isso, pode surgir cicatrizes que demoram para serem curadas, podendo inclusive nem serem cicatrizadas de fato.

Acne: A acne, ou espinhas, não é bem uma doença de pele, ela é somente uma inflamação que ocorre na pele, devido ao excesso de oleosidade no local.

Essa  oleosidade é na maioria das vezes, provida de uma má alimentação, ou até mesmo à falta de higienização da pele; fatores genéticos também podem ser causadores desta complicação.

Hanseníase: A hanseníase é uma complicação infecciosa que pode desencadear alguns sintomas  bem notórios.

Como exemplo destes sintomas, podemos citar as manchas avermelhadas na pele,  podendo ser ainda manchas brancas.

Além das manchas, podemos citar ainda formigamentos, fisgadas, sensibilidade além do normal nas mais variadas partes do corpo, e como se isso não bastasse, pode ser desencadeado na pele alguns caroços bem notórios.

Estrias: As estrias são comuns hoje em dia, essa complicação ocorre quando há estiramento nas mais variadas partes da pele

Em formatos de linhas, as estrias deixam a pele com cicatrizes visualmente desconfortáveis. Apesar dos sintomas de estrias serem bem notórios, não há nenhum tipo de manifestação de dores ou qualquer outro incômodo tátil.

Essas foram as doenças de pele que mais ocorrem, além dessas, há outras inúmeras doenças de pele. Confira na lista a seguir algumas das outras doenças de pele mais comuns, além de mostrarmos quais são elas, iremos falar sobre os sintomas prováveis:

  1. Vitiligo: Sintomas prováveis: Essa doença pode desencadear diversas manchas na pele, como axilas e até órgãos genitais.  Pode haver ainda a perda da pigmentação das sobrancelhas e dos cabelos; pode haver alteração na cor da retina dos olhos, e as membranas mucosas podem também sofrer alterações na cor.
  2. Psoríase: Pode ocorrer o aparecimento de manchas na pele; inchaço nas articulações; a pele pode ficar seca; como se isso não fosse o bastante, pode haver a presença de feridas na pele, visto que a mesma pode ficar sensível.
  3. Alopecia areata: Esta complicação apesar de causar sintomas na pele, ela age diretamente no cabelo, proporcionando a perda do mesmo. Os sintomas das doenças anteriormente citadas pode ser vestígios de Alopecia Areata.

Conclusão

As doenças de pele citadas anteriormente são as mais comuns, algumas delas possuem sintomas parecidos, neste caso, caso haja a manifestação dos sintomas na pele, procure um médico o mais breve possível.

O médico irá indicar a realização de alguns exames para constatar de qual doença se trata. No caso do câncer de pele, o diagnóstico do mesmo pode ocorrer mais rapidamente, principalmente se houver a manifestação de sintomas como as manchas escuras por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *